Site Tools


autonomia_tecnologica

Software livre

Por quê software livre?

Temos por princípio usar software livre, a não ser em casos onde é impossível fazer uma tarefa de outra forma.

Software livre é um passo em direção à autonomia tecnológica, pois põe o usuário sob controle do que seu computador executa, não restringe sua liberdade de copiá-lo para amigos, nem a de fazer suas próprias modificações – ou pagar pra que alguém as faça.

Software proprietário – não-livre – restringe a liberdade do usuário, proibindo-o de fazer o ato mais fundamental em um ambiente comunitário: ajudar seu vizinho.

Software proprietário restringe a liberdade de alterar um programa pra acrescentar funcionalidades ou corrigir defeitos é removida, deixando o usuário a mercê da vontade do autor ou empresa que vende o programa.

Usando software proprietário, não é possível examinar o funcionamento de um programa, pra checar sua segurança ou aprender com ele.

O que nós usamos

Listamos aqui os principais programas livres que usamos – não podemos listar todos.

Nosso Telecentro usa Ubuntu, com o navegador Firefox

Usamos o software de wiki dokuwiki.

O que é software livre?

Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Com essas liberdades, os usuários (tanto individualmente quanto coletivamente) controlam o programa e o que ele faz por eles.

Quando os usuários não controlam o programa, o programa controla os usuários. O desenvolvedor controla o programa e, por meio dele, controla os usuários. Esse programa não-livre e “proprietário” é, portanto, um instrumento de poder injusto.

Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”.

Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
  • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

O que é software livre? - Free Software Foundation

  • ASoftware Livre Brasil - O Projeto Software Livre Brasil é uma rede de pessoas e comunidades, mantida pela ASL.org, que reúne universidades, empresas, poder público, grupos de usuários, hackers, ONG's e ativistas pela liberdade do conhecimento.
autonomia_tecnologica.txt · Last modified: 2019/05/25 19:08 (external edit)