Site Tools


caruru

Caruru

Nomes científicos e populares

Também conhecido como Amaranto ou Bredo, de acordo com a espécie podem receber as seguintes denominações:

  • Amarantuhs viridis L.: Caruru de mancha, caruru pequeno, caruru de porco
  • Amaranthus hibridus L.: Bredo vermelho, caruru bravo, caruru roxo, chorão, crista de galo
  • Amaranthus spinosus L.: Bredo, bredo de chifre, bredo de espinho, caruru bravo, caruru de espinho, caruru
  • Amaranthus lividus L.: Caruru de cuia [(atuante)]

Informações Botânicas

Herbácea de ciclo anual, pertence à família das Amarantáceas.

É uma planta comestível e medicinal, incrivelmente espontânea e adaptada às condições climáticas brasileiras. O caruru indica terra fértil e rica em potássio.

Todas as partes do caruru são comestíveis. Folhas, flores e sementes podem ser consumidas cruas, em saladas, ou refogadas junto com os talos. As sementes podem ser ingeridas torradas ou em pães e outras receitas, como o caviar de amaranto.

Algumas plantas também são chamadas de Caruru, mas não são da família das Amarantáceas. É o caso do Caruru-de-Sapo, o Caruru-do-Reino, o Caruru-Bravo, o Caruru-das-Cachoeiras, o Caruru-Língua-de-Vaca e muitas outras.

Princípios Ativos

Pesquisar

Indicações e Usos

Ajuda a defender o organismo contra as infecções e é recomendado como preventivo no tratamento de problemas hepáticos. As raízes são usadas externamente contra infecções de pele. Raízes e folhas são eficazes no combate à gonorréia, e também são bons como emolientes (cremes para hidratar a pele). Folhas são diuréticas (aumentam o volume de urina, combatendo o catarro na bexiga) e laxantes. Consumir qualquer parte da planta aumenta a lactação.

Nutrientes

Rico em ferro, potássio, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C.

Toxicidade

Nenhum membro desse gênero é reconhecidamente venenoso, mas quando crescem em solos ricos em nitrogênio, sabe-se que concentram nitratos nas folhas. Isso é notado especialmente em terras onde fertilizantes químicos são usados. Nitratos possuem relação com câncer de estômago, a síndrome do bebê azul e algumas outras doenças. Não é recomendado, então, comer essa planta se ela for cultivada inorganicamente.[(pfaf)]

[(atuante>http://www.cotianet.com.br/jornalatuante/mat077.htm (acessado em 5 de janeiro de 2012))] [(pfaf>http://www.pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Amaranthus+viridis (em inglês, acessado em 5 de janeiro de 2012))]

caruru.txt · Last modified: 2019/05/25 19:08 (external edit)