Site Tools


erva-do-bicho

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

erva-do-bicho [2019/05/25 19:08] (current)
Line 1: Line 1:
 +==== ERVA DE BICHO ====
  
 +
 +Polygonum acre
 +
 +A erva-de-bicho – Polygonum acre, é também conhecida como pimenta-d’água,​ pimenta-do-brejo,​ persicária,​ cataia, capitiçoba,​ dentre outros nomes populares. A Polygonum ssp também inclui o sinônimo Polygonum hydropiperoides,​ e faz parte do RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS). Pertence a família Polygonaceae. As partes medicinais utilizadas da erva-de-bicho são o caule e as folhas.
 +
 +A erva possui propriedades anti-inflamatórias,​ analgésicas,​ estimulantes e vermicidas, além de ser adstringente,​ vasoconstritora,​ hemostática,​ cicatrizante e diurética.
 +a erva-de-bicho possui gosto apimentado. Quando ingerida, produz uma sensação de calor no estômago e uma peculiar sensação de formigamento ao longo de todo o sistema digestivo. Quando dosada da forma correta não provoca vômitos.
 +
 +A erva-de-bicho estimula o coração e artérias, aumenta o calor da superfície e promove as secreções cutâneas, bronquial, e renais. Ela também estimula o fluxo menstrual, além de ser afrodisíaca. O óleo essencial da erva-de-bicho contém ácidos gálicos e ácido malônico, taninos e nitrato de potássio.
 +
 +A erva-de-bicho também é um diurético muito eficiente. Essa planta também é indicada para tratar a amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. O uso dessa planta deve ser administrada cerca de uma semana antes de quando a menstruação deveria ocorrer. A erva de bicho também por homens que enfrentam problemas de ereção (impotência sexual), entretanto, o uso da erva de bicho é contraindicado no tratamento de disfunções sexuais quando o paciente apresenta alguma inflamação ou congestionamento na área, vez que a planta tende a aumentar o fluxo de sangue nas partes genitais.
 +Como Preparar o Chá de Erva-de-Bicho.
 +
 +O chá de erva-de-bicho deve ser feito através de infusão de duas colheres de sopa da erva em um litro de água. Após colocar a água quente, deixar o chá descansar por 10 (dez) minutos. É indicado 2 (duas) ou 3 (três) xícaras de chá por dia.
 +
 +**Efeitos Colaterais e Contraindicações da Erva-de-Bicho:​**
 +A erva-de-bicho é contraindicada no tratamento de disfunções sexuais em condições cujo o paciente apresenta inflamação ou congestionamento na área genital.
 +
 +Planta Medicinal do SUS
 +A Polygonum spp (Polygonum acre ou Polygonum hydropiperoides) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionada à regulamentação,​ cultivo/​manejo,​ produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos.
 +
 +
 +
 +Polygonum aquifolium
 +
 +**Descrição :** Erva da Família das Polygonaceae. Planta anual, cuja altura varia de 50 cm a 1 metro. Muito vigorosa e de crescimento rápido. Seu caule possui anéis nodosos, apresentando riscas avermelhadas.
 +
 +As folhas são alternas, inteiras, estreitas e pontiagudas,​ no formato de lanças, de coloração verde-brilhante e às vezes rajadas de vermelho. As flores são pequenas, de coloração branca ou rosada, e se dispõem em espigas longas, finas e flexíveis, que nascem na junção das folhas ou na extremidade do caule. O fruto-semente é um aquênio pequeno.
 +
 +**Plantio :** O plantio da erva de bicho é feito por fruto semente ou estacas de galho, de preferência,​ em lugares úmidos, situados às margens dos rios. Colhe-se a parte aérea da planta no momento em que as flores estão desabrochando. O caule, a folha, a flor e o fruto apresentam um sabor fortemente apimentado.
 +
 +**Partes utilizadas :** Partes aéreas.
 +
 +**Origem :** Ásia e é muito comum em várias regiões do mundo.
 +**
 +Modo de conservar :** Os caules, as folhas, as flores e os frutos são secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano.
 +
 +**Propriedades medicinais:​** Anti-reumátic
 +
 +**Indicações:​**
 +
 +Estimulante da circulaçao;​ fragilidade capilar; varizes; afecções das vias urinárias; afecções da pele, erisipelas, eczemas e rachaduras do calcanhar : em 1 xícara de chá coloque colher de sopa da parte aérea picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 3 vzes ao dia.
 +
 +Hemorróidas;​ fisuras anais; feridas; úlceras varicosas; afecções da pele, erisipelas, eczemas e rachaduras do calcanhar : coloque 3 colheres de sopa da parte aérea picada em 1/2 litros de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Aplique com um chumaço de algodão nas partes afetadas, de 2 a 3 vezes ao dia. No caso de hemorróidas,​ faça banhos de assento, massageando suavemente.
 +
 +Reumatismo; artrites; dores musculares : em um recipiente com água em fervura, coloque uma peneira e sobre ela um pano, de modo que não atinja a água em fervura. Espalhe sobre esse pano 3 colheres de sopa da parte aérea picada e abafe por 10 minutos, para absorver bem os vapores. Ainda morno, aplique esse cataplasma nas partes afetadas, 2 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos.
 +
 +Estimulante da circulação;​ fragilidade capilar; varizes; hemorróidas;​ afecções das vias urinárias : coloque 2 colheres de sopa da parte aérea picadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher de chá, diluindo em um pouco de água, 2 vezes ao dia.
 +
 +**Contra-indicações/​cuidados:​** Pode ser emenagoga e abortiva.
 +
 +**Efeitos colaterais:​** Em provas de toxidade, mesmo com o triple da dose terapeutica indicada, não apareceram sintomas de intoxicação aguda ou subaguda.
 +
 +
 +
 +
 +
 +**Extrato alcoólico da erva-de-bicho**
 +**
 +Planta medicinal:​** Erva-de-bicho (Polygonum acre}
 +
 +Material utilizado : As partes aéreas secas da erva-de-bicho e álcool de cereais a 60%.
 +
 +Modo de preparar o extraio alcoólico da erva-de-bicho:​
 +
 +1)  Colocar em um recipiente apropriado, com tampa hermética, duas colheres das de sopa das partes aéreas secas e picadas da erva-de-bicho.
 +
 +2)  Adicionar uma xícara das de chá de álcool de cereais a 60%.
 +
 +3)  Deixar em maceração por no mínimo cinco dias.
 +
 +4)  Filtrar em coador de papel.
 +
 +5)  Armazenar em um vidro escuro, ao abrigo de luz solar.
 +
 +Quando e como usar o extrato alcoólico da erva-de-bicho:​
 +
 +**Indicações:​** Hemorróidas,​ varizes
 +
 +**Modo de usar:** Tomar uma colher das de chá do extrato alcoólico, diluído em meio copo d'​água,​ duas a três vezes ao dia. Repetir o tratamento pelo tempo necessário ao alívio.
 +
 +**Indicações:​** Estimular a circulação,​ fragilidade capilar.
 +**
 +Modo de usar:** Tomar uma colher das de chá do extrato alcoólico, diluído em meio copo d'​água,​ duas a três vezes ao dia. Repetir o tratamento para alcançar o resultado esperado.
 +
 +**Contra-indicações:​** Na gravidez, na lactação e para pessoas sensíveis às substâncias presentes na erva-de-bicho.
 +
 +
 +
 +**Fontes:**
 +
 +http://​www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/​planta-erva-de-bicho.html
 +
 +http://​www.plantasquecuram.com.br/​ervas/​erva-de-bicho.html#​.UtxFtCRTsy4
 +
 +http://​www.plantasquecuram.com.br/​remedios/​Extrato-alcolico-da-erva-de-bicho.html#​.UtxJPCRTsy4
erva-do-bicho.txt · Last modified: 2019/05/25 19:08 (external edit)