Site Tools


Hotfix release available: 2018-04-22c "Greebo". upgrade now! [50.3] (what's this?)
mandacaru

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
mandacaru [2013/09/22 16:52]
lama criada
mandacaru [2019/05/25 19:08] (current)
Line 1: Line 1:
 +====== Mandacaru ======
 +
 ===== Nomes científicos e populares ===== ===== Nomes científicos e populares =====
  
Line 7: Line 9:
 ===== Informações Botânicas =====  ===== Informações Botânicas ===== 
  
-Planta da família das Cactaceae. ​+Planta da família das Cactaceae, gênero cactus. Arbustiva, xerófita, nativa do Brasil, disseminada no Semiárido do Nordeste. 
 + 
 +Nasce e cresce no campo sem qualquer trato cultural. A semente espalhada pelas aves ou pelo vento, não escolhe lugar para nascer. Até sobre telhados de casas rurais pode-se ver pé de mandacaru. O crescimento fica na dependência dos nutrientes do solo em que germina. A espécie típica do Bioma Caatinga pode atingir 5 até 6 metros de altura. Adaptada a viver em ambiente de clima seco, com quantidades de água reduzidas, suas folhas se transformaram em espinhos que são elementos de defesa frente aos animais herbívoros.  
 + 
 +Suas raízes são responsáveis pela captação de água no lençol freático. O caule ou tronco colunar serve de eixo de sustentação e sua parte central, o miolo, contém vasos condutores da água e outras substâncias vitais à planta. Lateralmente ao caule, saem peças articuladas facetadas cuja morfologia lembra um candelabro. A parte externa seja do tronco ou das brotações laterais, é protegida por uma grossa cutícula que impede excessiva perda de água por transpiração. As flores desta espécie de cacto sãobrancas,​ muito bonitas e medem aproximadamente 12 cm de comprimento. Desabrocham à noite e murcham ao nascer do sol. Alimentam as abelhas, especialmente de arapuá. Seus frutos têm uma cor violeta forte, um formato elipsoide, alcança 15 cm de comprimento e 12 cm de diâmetro em média. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas,​ que servem de alimento para diversas aves típicas da Caatinga, a exemplo da gralha-cancã,​ popularmente conhecida por canção, e periquitos da Caatinga.
  
 ===== Princípios Ativos ===== ===== Princípios Ativos =====
Line 15: Line 21:
 ===== Indicações e Usos ===== ===== Indicações e Usos =====
  
-É diurética, estimulante ​cardiotônica (tônica para o coração). ​Indicada ​para o tratamento de afecção pulmonar, problemas circulatórios,​ reumatismo, angina peitoral, catarro da bexiga, retenção da urina, cálculo renal (as raízes são diuréticas),​ infecções da pele.+É diurética, estimulantecardiotônica (tônica para o coração), reduz o colesterol e os triglicerídeos (segundo a pesquisa realizada no curso de Farmácia da Faculdade Integrado, o extrato do Mandacaru se mostrou mais eficiente do que o fármaco Sinvastatina e possui menos toxicidade). 
 + 
 +Indicado ​para o tratamento de afecção pulmonar, problemas circulatórios,​ reumatismo, angina peitoral, catarro da bexiga, retenção da urina, cálculo renal (as raízes são diuréticas),​ infecções da pele.
  
 **Modo de usar:** **Modo de usar:**
  
 - flores consumidas "in natura"​ ou secas. - flores consumidas "in natura"​ ou secas.
- 
 - polpa dos frutos. - polpa dos frutos.
- 
 - caule batido em liquidificador,​ com água. - caule batido em liquidificador,​ com água.
- 
 - pomada da tintura da seiva do caule. - pomada da tintura da seiva do caule.
  
-Também indicada como complemento para a alimentação de animais e +Também ​é indicada como complemento para a alimentação de animais e é importante para a restauração de solos degradados. 
 + 
 +No Estado Paraná (UTFPR) mandacaru também abre um novo caminho para o tratamento de água e já dá sinais de redução da poluição ao final do processo. 1
  
 ===== Nutrientes ===== ===== Nutrientes =====
Line 36: Line 43:
  
 ===== Links ===== ===== Links =====
 +
 +1- COM MANDACARU NÃO TEM ÁGUA TURVA. Disponível em: http://​planetasustentavel.abril.com.br/​blog/​biodiversa/​com-mandacaru-nao-tem-agua-turva. Acesso em: out 2012.
  
 http://​www.plantasquecuram.com.br/​ervas/​mandacaru.html#​.Uj8grWTF1gI http://​www.plantasquecuram.com.br/​ervas/​mandacaru.html#​.Uj8grWTF1gI
Line 42: Line 51:
  
 http://​www.frutasnobrasil.com/​ervasdeaaz2.html http://​www.frutasnobrasil.com/​ervasdeaaz2.html
 +
 +http://​www.ecodebate.com.br/​2012/​10/​22/​mandacaru-um-remedio-paliativo-artigo-de-juracy-nunes/​
 +
 +http://​www.cerratinga.org.br/​mandacaru/​
 +
 +http://​www.itribuna.com.br/​saude/​extrato-de-mandacuru-reduz-o-colesterol-11742/​
mandacaru.1379893971.txt.gz · Last modified: 2019/05/25 19:07 (external edit)