Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


quem_somos

Quem somos

Esse texto foi feito em janeiro de 2013.


dsc00087.jpg

Somos um grupo de jovens que migraram dos centros urbanos para a região serrana do Rio de Janeiro em busca de ar puro, alimentos sem venenos, contato com a natureza, uma vida simples e livre pra nossa e pras futuras gerações. Nos conhecemos pelas curvas do destino e nos unimos pela afinidade dos nossos ideais.

Individualmente tivemos diversas formações e áreas de atuação. Coletivamente somos músicos, poetas, programadores, alquimistas, cineastas, webdesigners, produtores culturais, pintores, padeiros, engenhoqueiros, bioconstrutores, agricultores! Nos tornamos um grande organismo e estamos aprendendo a bailar com tantos membros!

p1070175.jpg

Compartilhando os saberes, multiplicamos as nossas habilidades. Fortalecendo os projetos coletivos, expandimos o alcance das nossas realizações. Temos como objetivo promover transformações positivas em nossas comunidades, dialogando com os moradores locais. Queremos preservar os recursos naturais e humanos, propagando hábitos de vida sustentáveis e éticos.

Nosso primeiro projeto coletivo foram os Mutirões: uma vez por semana nos reunimos na casa de algum vizinho e ajudamos com algo que esteja precisando – com preferência às atividades que serão desfrutadas por todos, como horta, construção de espaços coletivos, coleta de açaí e preparo de polpa…

p1070028.jpg

Registro de alguns mutirões

Depois organizamos o Viveiro de Crianças, que funciona como uma creche onde as mamães e os papais revezam o cuidado com os pequenos. Além de ser um ambiente de convivência e aprendizado entre as crianças, todos temos mais tempo livre pra dedicar a outras atividades e todos participamos ativamente da educação dos nossos filhos.

Registro de alguns dias no viveiro

p1070069.jpg

Em 2012 reformamos uma casa antiga, rebocamos e pintamos as paredes com argila e pigmentos naturais, e a chamamos “Centella”. Transformamos ela em um centrinho de cultura rural com laboratório de alquimias, cinema, biblioteca, começamos uma rede de compras coletivas e também usamos o espaço pra dar oficinas sobre assuntos que gostamos de compartilhar, que vão desde software livre a reconhecimento de ervas nativas.

Atualmente moramos juntos em um sítio e estamos descobrindo as maravilhas e as dificuldades da vida em comunidade. Mantemos os “Viveiros” e agora, com as crianças maiores, propomos atividades mais elaboradas, que todas adoram: “mini-culinária”, “contação de histórias”, “modelagem de argila”, “passeios”, “letramento”, “desenho”, “autonomia” etc. Coletivizamos o caixa da casa, revezamos o preparo das refeições, a limpeza da casa e exercitamos diariamente a compreensão mútua e a colaboração.

Fazemos o nosso café e o nosso pão e não consumimos alimentos industrializados.

Também temos uma casa pra receber hóspedes e compartilhar nossas experiências.

Sejam bem vindos pra somar!!

quem_somos.txt · Última modificação: 2014/09/15 08:38 por 189.122.185.66