Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


unschooling:inicio

Unschooling e Desescolarização

O que é?

Quando pressionado, eu defino “unschooling” como sendo permitir às crianças tanta liberdade pra aprender no mundo quanto seus pais puderem suportar confortavelmente.

– Pat Farenga
[Unschooling é] o processo de aprender através da vida, sem classes ou trabalhos escolares formais ou institucionalizados.

– Projeto Freechild
Unschooling é uma variedade de filosofias e práticas educacionais centradas em permitir que as crianças aprendam através de suas experências de vida naturais, incluindo brincadeiras, jogos, responsabilidades domésticas, experiências de trabalho e interação social, em vez de fazê-lo através do currículo escolar tradicional.

O unschooling encoraja a exploração de atividades, frequentemente iniciadas pelas próprias crianças, facilitadas por adultos.

Wikipedia - Unschooling (inglês)
Unschooling é a denominação da prática, que algumas famílias, mundo afora, optaram por não mandarem seus filhos a escola e nem transferirem a escola para dentro de casa (homeschooling).

Desescolarização, para mim, é a pratica de “tirar” a escola de dentro de nós, o pensamento formatado que a escola nos ensinou.

Porque uma criança não precisa de pais que os eduquem e sim de pais que vivam com eles.

– Ana Thomaz

Unschooling no Brasil

Estudo: Aprendendo Sem Escola no Brasil

Esse estudo foi iniciado para planejar a educação das nossas crianças. Temos como um grupo diversas influências pedagógicas (e uma pedagoga Waldorf em formação); algumas influências são o unschooling de John Holt, o deschooling de Ivan Illich, a alfabetização ecológica sugerida por Fritjof Capra et al.

Nossa rede envolve várias famílias que se visitam e se gostam, e que potencialmente chegariam junto de uma proposta concreta, mas no momento somos dois casais (com três crianças) comprometidos a se estabelecer em Macaé de Cima, Nova Friburgo.

Com o conhecimento adquirido nesse estudo, mais uma série de conversas, trocas e experiências pedagógicas, queremos construir um projeto pedagógico para orientar nossas atividades com as crianças e prestar quaisquer contas que sejam necessárias com o governo.

Aprendendo sem escola no Brasil

Aprender Sem Escola

A maior parte dos pais manda os filhos para a escola sem saber que tem o direito de os educar em casa. Em Portugal, como em vários outros países, o ensino doméstico é legal, definido como “aquele que é leccionado no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite”. Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar.

Aprender Sem Escola

Escola com Asas

Missão

Apoiar crianças, jovens, adultos e famílias na realização dos seus sonhos através do empreendedorismo social, estimulando sua capacidade de transformação e inovação, de forma colaborativa e livre.
Com duas áreas que se misturam - aprendizagem individual e aprendizagem coletiva - utiliza-se da representação universal dos elementos da natureza: ar, terra, água e fogo tanto como identificação e apoio nos processos de projetos pessoais, quanto nos diferentes perfis e comportamentos interdependentes, favorecendo a cooperação e não a competição.

Com origem na desescolarização, Escola com Asas não tem a pretensão e interesse em se tornar um sistema fechado e sim um programa mutável, amplo, personalizado, autodidático e útil seja para o despertar, mobilizar, realizar ou transformar ideias.

Escola com Asas

Ana Thomaz e seus filhos

Ana Thomaz já foi bailarina e hoje é educadora. Atua há trinta anos no processo de desescolarização, que se caracteriza na quebra de paradgmas do pensamento intermediado pela escolarização, onde entende-se a escola para além de muros, das casas e do trabalho. É também uma forte incentivadora do parto humanizado. Atua em São Paulo com encontros e palestras para pais e educadores.

Perfil da Ana Thomaz no Congresso Fora do Eixo
pratico a desescolarização em mim, com meu marido e com meu filho de 18 anos que até os 14 frequentou a escola, fomos escolarizados e por isso estamos nos desescolarizando.

pratico o unschooling com minhas filhas, que nunca frequentaram escolas, por isso não precisam desescolarizar.

Desescolarização + Unschooling! - Vida Ativa

ANED - Associação Nacional de Ensino Domiciliar

A ANED possui três objetivos básicos para sua existência:

1. Lutar pela regulamentação legal da educação domiciliar, através de representação coletiva dos associados junto às autoridades, aos órgãos e entidades pertinentes; […]

2. Promover a informação sobre educação domiciliar junto à opinião pública; […]

3. Promover o contato, a troca de experiências e a cooperação entre os associados. […]

ANED - Associação Nacional de Ensino Domiciliar

Sem educação formal, irmãos ganham prêmios

Davi e Jônatas estão com as malas prontas para a primeira viagem ao exterior: vão para a Califórnia em agosto. Ganharam as passagens e a estadia para a Campus Party americana após vencerem um concurso na edição brasileira do evento.

[…] Os dois foram educados pelos próprios pais, em casa.

Link - Estadão

Diálogos sobre Educação Livre

Essa é uma série de vídeos feitos pela Educartis, sobre unschooling, homeschooling e outros paradigmas educacionais livres.

Os vídeos a seguir são alguns destaques.

Ana Thomaz - desescolarização

Nessa entrevista, Ana Thomaz conta a história da desescolarização de seu filho:

Sabrina Campos - homeschooling

Nessa entrevista, Sabrina Campos fala sobre sua experiência ensinando seus filhos em casa:

Nessa entrevista, o procurador público Thiago Contreras nos dá as referências para uma boa fundamentação legal do direito da família de guiar a educação da criança.

Trailer do filme: Being and Becoming

Tirinhas

calvin_unschooling.jpg

2007-10-19-wrong2.jpg


calvin_unschooling-1.jpg

Livro "Theory of self-expression", método "Jiyu-ga"

At the end of World War I, Kanae Yamamoto proposed an overhaul of the Japanese education system. He thought that it had been geared too much towards uncritical absorption of information by imitation and wanted to promote a less restraining system, a vision he expounded in his book Theory of self-expression which described the Jiyu-ga method, “learning without a teacher”. Teachers Rinzo Satake and his brother-in-law Shuku Sasaki read Yamamoto's work and became fanatical supporters. They became keen to implement his ideas by replacing the many hours Japanese children had to spend drawing ideograms with black Indian ink with free drawing hours, filled with as much as colour as possible. For this, they decided to produce an improved wax crayon and in 1921 founded the Sakura Cray-Pas Company and began production. The new product wasn't completely satisfactory, pigment concentration was low and blending or impasto was impossible, so in 1924 they decided to develop a high viscosity crayon: the oil pastel. This used a mixture of mashed paraffin, stearic acid and coconut oil as a binder. Designed as a relatively cheap, easily applied, colorful medium, oil pastels granted younger artists and students a greater freedom of expression than the expensive chalk-like pastels normally associated with the fine arts.

Oil Pastel's History, Wikipedia
unschooling/inicio.txt · Última modificação: 2015/07/04 16:56 por lucastx